Quando usar Retrato ou Paisagem

Enquanto você estiver desenvolvendo seu aplicativo móvel, você sempre tem que pensar no lado do usuário e como sua aplicação irá fornecer resultados rápidos e de qualidade (que podem ser dados, telas, serviços, etc) para o usuário. Não só pensar em como, mas imaginar se será eficaz. Agora chegamos ao ponto. Um fator que sempre influencia os usuários. A maneira de ver  um jogo ou uma aplicação é a formula para o sucesso daquele app.

 

Quando você estiver desenvolvendo sua aplicação, o framework torna as coisas mais fáceis para você. Você faz o seu aplicativo, e quando o celular vai em modo  paisagem, é uma maneira diferente do que você pensou. E tudo poderia ser mudado de lugar, e sua tela(screen ou activity) estaria toda desalinhada e nem perto de como você o projetou. E uma dor de cabeça apenas começa.

 

Nest post, vou mostrar uma pequena e simples aplicacao e seu comportamento em relacao ao uso de Retrato ou Paisagem and maneiras de defini-los do jeito que deseja.

Aqui, a aplicacaon,  Temperature Converter:

 

O Layout esta configurado para Vertical (ou Retrato). Ate nesse ponto, sem problemas!!! Mas quando voce vira a tela do dispositivos e se torna Paisagem, ele segue direitinho o que vc fez.

Voce pode usar  LinerLayout, TableLayout . Qualquer um esta bom, mas lembre-se que eles trabalham de maneiras diferentes.

 

 

 

 

 

 

 

Nesse exemplo eu usei LinearLayout.

Como voce pode ver, o app nao ficou fora de organizacao.

Entretando, e se voce quer que seja diferente em REtrato ou Paisagem? E agora jose?

 

 

 

 

Aqui os pacotes do app e o main : /main.xml , certo?

O que eh o mais “certo” a fazer, eh criar um outro main, so que numa pasta que exibiria o modo Paisagem.

Esse  main.xml, poderia ser totalmente diferente. Mas ninguem deseja isso. Entao, nele voce poderia organizar a aplicacao melhor nao deixando ela ficar baguncada.

As vezes, quem sabe, incluir algo a mais. No caso de jogos que sempre funcionam melhor em Paisagem do que retrato.

 

 

 

 

 

 

 

Se voce notou, o  TextView  esta diferente da imagem de antes. Ou melhor, a maneira que os elementos estao dispostos esta um pouco diferente.

Aqui Eu usei outro tipo de Layout, o TableLayout.

Isso significa que voce pode trocar ou fazer as telas em diferentes maneiras usando diferentes componentes para dar ao usuario uma tela mais intuitiva.

 

 

Algumas aplicações móveis têm visão melhor nos modos Retrato, enquanto outras tem melhor visão em Paisagem. Quer dizer, depende do objetivo da aplicação. O que ela vai mostrar para o usuário e se o que está sendo mostrado é a melhor maneira de fazê-lo. Às vezes, a forma como os componentes estão dispostos é a chave, no entanto  facilitar a leitura para o usuário, é sempre bem-vindo. Como eu disse, isso poderia variar desde a aplicação mais simples a mais complexa.

Anúncios

2 comentários em “Quando usar Retrato ou Paisagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s