Se você é um novato, você pode começar aqui ou aqui, se você tem noções sobre programação e Android veja aqui.
Eu diria que o Android não é apenas um sistema operacional para dispositivos móveis, mas com diversos frameworks e aplicações nele envolvidos, poderíamos chamá-lo de uma pilha de software. Essa pilha é composta por quadros, os aplicativos (por exemplo: navegador, chamadas, jogos, etc), o Virtual Machine ( Dalvik), possui dispositivos moveis (câmera, 3G, EDGE, tela de toque, tecnologia GSM ou CDMA, Bluetooth, WiFi, GPS , acelerômetro, etc) e, além disso um kit de desenvolvimento para desenvolvedores. O SDK para desenvolvimento e depurador. E o grande ponto de tudo isto, é gratuito. Uma plataforma de desenvolvimento aberta.
Muitas empresas estão aderindo Android em seus celulares como a Motorola, HTC, Sony Ericsson, Samsung, etc …
Se você deseja iniciar no mundo do Android precia-se de quatro coisas básicas. Eclipse IDE, onde você desenvolverá aplicações Android, seus próprios aplicativos. Kit de Desenvolvimento Java da Sun (agora Oracle), o JDK. Kit O Android Developer Software (SDK) e da ferramenta de desenvolvedores do Android (ADT), o plugin do eclipse (este última que você pode baixar e instalar pelo eclipse).
Em primeiro lugar, faça o download de todos os programas que precisa. Então instale o JDK (se você não tiver instalado).
Baixe o Eclipse e o Android SDK. Se você está executando no Windows ambos vão ser arquivos zip. Extraia-os separados, cada um em sua pasta, por exemplo: C:\eclipse e C:\android.
Uma coisa que se necessita fazer no Windows. Você tem que editar o suast Variáveis de Ambiente e adicione a pasta C:\android\tools . Como? simples.
Botão direito do mouse em Meu Computador e vá para propriedades. Propriedades do Sistema e, em seguida, Configurações Avançadas do Sistema (ou no Windows XP apenas a aba Avançado). A segunda caixa abaixo, procure a variável chamada path. Clique nela e editá-a. No final, adicione o endereço C:\android\tools. Se você seguiu o meu exemplo seria C:\android\tools.
Ok. Hora de começar com o Eclipse. Abra-o.
Vá para o menu Help-> Install New Software
Agora clique em Add e, em seguida, adicione o endereço do Android:
Você pode digitar: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse. Clique em OK.
As ferramentas de desenvolvedor irá aparecer. Check todas e clique em NEXT.
Você tem que aceitar os termos da licença e, em seguida, clique em Concluir.
Reinicie o eclipse.
Se você não receber um aviso sobre os plugins não instalados (se sim, basta instalar todos) vá para o Window -> Preferences e em seguida, Android. Como a figura abaixo mostra:
Aqui você tem que adicionar o caminho do Android para o Eclipse reconhecer a API do Android.
Quando você faz isso, já pode iniciar um novo projeto Android. Mas quando eu faço uma aplicação eu deveria ver uma tela de celular e ver minha aplicação rodando nela, certo? Isso, isso, isso. Então, já é criado? Vamos verificar se está tudo ok!
Vá para a Window – Android> SDK e AVD Manager: Você verá os pacotes e o dispositivo virtual (o que seria o celular). Primeiro verifique os packges. Se eles não estiverem instalados, marque-os e clique em instalar. Depois que voltar para os dispositivos virtuais para criar um novo AVD (Android Virtual Device). Clique em Novo.Em seguida, digite o nome do AVD, sugiro “my_avd”. Você tem que escolher um target.O target seria a API que você vai usar em seu AVD. Podemos ver as versões do Android.
Selecione a versão que você deseja e clique em “Create AVD”.
Ok. Depois de configurar o ambiente de desenvolvimento do Android é hora de começar.
Ir para oFile -> New -> Project ; Click em Android Project . Veja a imagem abaixo:
Primeiro, você tem o nome do seu projeto. Poderíamos começar com um HelloWorld.
Em segundo lugar, escolher a API do Android na lista Build Target. Lá, você vai ver muitas “versões” do (ou da API do Android)Android, e escolha qualquer que você desejar iniciar o seu projeto. Eu recomendo que você escolha o mesmo que você escolheu quando você configurou o AVD.
xD
Então você tem 4 campos em branco.
O primeiro campo é o nome do aplicativo. Tem que ter um nome. E de praxe, HelloWolrd.
O nome, você vai ver no menu do Android. O nome da sua aplicação.
O segundo, o pacote. Sua aplicação tem que estar em um pacote. E o nome dessa pacote (package) tem que ter pelo menos dois identificadores. E.G: android.helloworld ou firstapp.android.
O último campo é Activity.
– – – – – – Breve explicação – – – – – –
O aplicativo do Android é composto por quatro componentes. Sao componentes definidos pela arquitetura do Android.
Activities, Services, Broadcast and Intent Receivers e Content Providers. Neste post vou falar sobre a Activity (atividades). No futuro vou falar sobre os outros. Mas se você quiser ler sobre eles, basta verificar este link.
Quando você cria um aplicativo pro Android, o aplicativo tem sempre que ter uma Atividade. Mesmo “HelloWorld!” tem uma. Activities são uma parte de código que está em execução no momento. Por exemplo, telas; Cada atividade apresenta uma tela para o usuário. Se uma atividade não está sendo utilizada, ou não funcionando ativamente, o sistema operacional pode mata-la, assim pode-se conservar mais memória.
– – – – – – – – –
Assim, o nome da Atividade é HelloWorldActivity.
Em seguida, clique em Concluir.
Ok. Agora você só começou um projeto Android. Você tem seu primeiro aplicativo pronto para executar.
Antes de executá-lo. Vamos dar uma olhada no que temos.
Na pasta src, temos o pacote com o nome que criou.
Eu apenas coloquei o nome do pacote (package) blog.helloworld. E abaixo desse diretório tem a pasta gen. É onde você vai encontrar o R.java. Ou seja todos os recursos do diretório res em Java.
Então podemos ver a biblioteca (API) Android. Se você clicar nele, você terá todos os Jar‘ s que compõe a biblioteca Android que você escolheu antes, durante a criação do projeto.
Em res (pasta de recursos), você pode ter todas as imagens, bitmaps, ou o que você precisa para sua aplicação.
O layout fala pro Android como dispor os itens, as coisas na tela quando executa aplicações. Você pode verificá-la, e você verá um arquivo XML.
Values estão fora da src(source). Você pode usá-los a qualquer momento. O que é isso?Os Values (valores) são constantes, strings, etc.
Por último, temos o manifest. O manifest é um arquivo XML também. Este arquivo define todos os componentes em seu aplicativo e diz pro Android sobre todos os componentes que existem na sua aplicação. Assim, ele aprende e conhece sobre todos os componentes em seu aplicativo antes de construí-lo.
Agora, vá para o arquivo strings.xml. E apenas edite a linha que você vê HelloWorld.Esta vai ser a saída. Você pode ver na próxima linha. O nome do seu aplicativo.
Depois de Editar a string helloworld, botão direito do mouse sobre o projeto e, em seguida, clique em Run As -> Android Application
Pan, Pan Pan Paaaannn!
Agora, a sua aplicação vai rodar no emulador, o AVD que você criou.
O Java vai começar a rodar também.
Você verá que o emulador é como uma máquina virtual. Então você vai ver um celular em sua tela. Basta ir ao menu e encontre o seu aplicativo e clique nele. Ele vai começar a rodare parabéns, você fez o seu primeiro Android App!
ola ja consegui instalar o eclipse e o android juntos pelo plug in
mas agora o eclipse da o aviso
A java Runtime Enviroment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
Must Be available in order to run Eclipse. No Java Virtual machine
was found after searching the following locations:
C:\arquivos de programas\eclipse\jre\bin\javaw.exe
javaw.exe in your current PATH
como conserto?
Cara, vc ja tem instalado o jdk do java?
se sim, eh so configurar o eclipse e colocar o caminho do jdk.
Assim ele achara o java.
sim tenho ja instalado… Mas mesmo assim ele da o aviso
Valew pela dica, consegui ativar o eclipse
era apenas as variaveis de ambiente que eu nao tinha configurado