Fulbright e Bolsa nos EUA

A comissão Fulbright, junto com o Departamento de Estado Americano, oferecem 50 bolsas de estudos nos Estados Unidos para alunos de faculdades de tecnologia. A bolsa compreende um período de um ano de estudos em uma faculdade (College). As inscrições para o processo seletivo, provavelmente, terão início no mês de Agosto.

São 50 vagas para o Brasil todo. Porém cada região do país tem seu número de vagas, entretanto essas vagas podem ser remanejadas de região para região dependendo do números de candidatos.

Para fazer a inscrição o candidato terá que acessar www.fulbright.org.br e na parte de Bolsas para Tecnólogos/Community College preencher o formulário de inscrição.

“Quando fiz minha inscrição no programa, preenchi o formulário todo em inglês”. Há no formulário 4 questões importantes e para respondê-las você deve fazer uma pequena redação com número de caracteres limitado. Há também um campo para ser preenchido que é sua pontuação na prova do TELP (Test of English Language Profiiency). O lugar mais próximo para se fazer o TELP é em São José dos Campos no ICBEU. A própria Fulbright recomenda um local que oferece o TELP , que varia de região para região também.

Ao efetuar sua inscrição, ela é analisada pela comissão Fulbright e depois disso você é convocado para a entrevista.

“A minha entrevista foi em São Paulo, 2 ruas para baixo da Av. Paulista, na Al. Jaú”. “ Os entrevistadores foram o Sr. Luiz Loureiro diretor da Comissão Fulbright no Brasil, com a Glayna, coordenadora da Comissão Fulbright e com um americano.” .

Ao começar são feitas perguntas em português sobre você mesmo, sua família, faculdade, trabalho, faculdade, etc… Depois disso o americano conversa com você, em inglês. “Comigo, o americano conversou sobre minhas redações e eu falei porque escolhi tal resposta, falei sobre meu trabalho de monitoria na faculdade, sobre meu trabalho com comunidades OpenSource e também sobre as atividades que fazia na Sun, na verdade falei do que eu gostava de fazer. É perguntado como você se projeta num futuro próximo e num futuro um pouco mais longe, e o que você espera do programa.”. Não precisa ter respostas na ponta da língua ou ensaiadas, seja você mesmo e passe confiança.

A entrevista é fundamental no programa. Depois dela você é orientado para fazer a prova do TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Obs: todas as etapas, você faz pela internet, e alguns documentos você envia para a comissão Fulbright. Inclusive os resultados de cada etapa e agendamento de entrevista chegam pelo email, então fiquem atentos no seu email e no spam dele.

Enquanto a sua prova do TOEFL for marcada você terá que pedir o histórico escolar para sua faculdade e enviar para a Fulbright que eles farão a tradução e encaminharão para váriso colleges nos EUA, e lá o College analisa seu currículo e te escolhi.

O resultado esse ano, de que o College me escolheu veio em Maio, mas veio devidos alguns atrasos.

Eu e mais os outros candidatos acompanhávamos o processo e dividíamos nossas experiências,angústias e ansiedade na comunidade no orkut, e também tirávamos algumas dúvidas com os Fulbrothers que já estavam nos EUA.

Para mim, a próxima etapa é tirar o visto e embarcar no final de Julho. Digo isso, pois alguns candidatos já embarcaram para os EUA. Alguns foram agora me Junho, outros irão em Julho, como eu, e outros em Agosto.

Espero ajudar os próximos candidatos ao programa. Qualquer dúvida sobre pode mandar email para a própria comissão Fulbright (que lhe dará informações mais detalhadas) ou para mim no email renatoppuccini[at]gmail[dot]com. E se quiser me seguir no twiiter @renatoporto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s