Dtrace on OpenSolaris

Vou falar um pouco do Dtrace….
Que isso??
Uma ferramenta maravilhosa que tem no OpenSolaris para monitoramento de todo seu sistema..
Como assim?
O DTrace tem como finalidade monitorar tudo, quando disse tudo , é tudo mesmo, no seu computar, quais programas abertos (tá isso outros S.O. já fazem ou Softwares), status de rede, hardware, comportamento de arquivos, frequencia, monitora quais Threads do sistema estão correndo, estão em fila, quais ainda serão chamadas (quero ver um S.O. ou software proprietário fazer isso!!!), ver o que está acontecendo no kernel, TUDO minuciosamente você pode ver, como chamadas de processos, módulos, funções, TUDO TUDO TUDO!!!!
Segundo o wikipedia “…O Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo….. ” Então se você pode ver o que o kernel está fazendo através do Dtrace, você realmente pode corrigir erros e assim caminhar para um Sistema Operacional Ideal (Teoricamente)!!!!
Para ter uma idéia melhor, o site brasileiro de FreeBsd explica que “…DTrace é um framework criado pela Sun Microsystems para o Solaris 10 que oferece ao administrador de sistemas uma maneira compreensível de acompanhar e rastrear todas as operações internas de cada processo ou rotina do sistema, tornando-se uma poderosa ferramenta para diagnóstico avançado de problemas ou otimizações….”
O legal é você monitorar o que faz, como por exemplo quais processos você usa quando inicia x software. Quais informações sobre isto tudo você tem em mãos e com isso ver performance, ver problemas ou falhas que podem ser consertadas até por você mesmo.
Nesse link (Clique Aqui) da Sun você encontra um livro sobre o DTrace e uma boa explicação mais detalhada do que ele é e faz!!!

Para se fazer um script para que o dtrace execute você tem que escrever em Linguagem D. É, isso mesmo, Linguagem D. Mas não que é um bicho de sete cabeças não, é tranquilo.
Um pequeno exemplo , a partir do terminal do Opensolaris…
Abra o terminal e digite

cat hello.d
#!/usr/sbin/dtrace -s
BEGIN
{
trace(“Hello World\n”);
}

Pronto o programa está feito na pasta /usr/sbin/dtrace o comando -s é para a criação do script
e para executar o comando digite
dtrace -s hello.d

Aqui está a saída!!!!

É um exemplo simples, mas dá para ver que não é tão difícil asssim, só é questão de costume com a Linguagem.

Então, com esse exemplo e com o incentivo de que o Dtrace é a melhor ferramenta para monitoração e otimização do Sistema Operacional Solaris e OpenSolaris, só começar a brincar!!!
Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida só mandar email ou postar comentários!!

Aqui você pode encontrar um “How to” do DTrace, é muito bom o material para aqueles que estão começando e querem entender um pouco mais sobre essa ferramenta poderosa!!!
Clique aqui para baixar!!
E Aqui o Potal BigAdim da Sun que tem várias dicas e materias!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s